Carrie Bradshaw
Casamento da Teresa e do Rodrigo em Óbidos
05.12.2024
05.12.2024
Esta história parece tirada de uma comédia romântica que, admitamos, todos gostamos de ver de vez em quando. Vou tentar resumir: houve uma altura em que as vidas da Teresa e da Carolina se cruzaram, enquanto meias-irmãs. A Carolina queria muito apresentar o Rodrigo, irmão do seu marido Tomás, à Teresa, após lhe ter mostrado uma fotografia dela e ele ter demonstrado grande interesse. A apresentação nunca chegou a ser feita, mas nada que uma mensagem no instagram não resolva. Esta história envolve muitas cidades, como Londres, Madrid, Porto e Nova Iorque, mas foi em Lisboa que se encontraram pela primeira vez, num domingo à meia-noite. Hoje, a Teresa e o Rodrigo têm um pequeno Benjamin e vivem os três em Londres.
Há ainda duas curiosidades sobre este casal: a Teresa foi madrinha de casamento da Vera, cujo casamento foi dos primeiros que publiquei, sendo a Vera, por sua vez, madrinha de casamento da Teresa! Em segundo lugar, este casamento foi no mesmo dia que o meu e o entusiasmo por partilhá-lo convosco não poderia ser maior.
A pedido do Rodrigo, a Mafalda Girão desenhou o anel de noivado da Teresa, muito diferente daquilo a que estamos habituados.
As alianças dos noivos carregam uma história cheia de significado, uma vez que pertenciam originalmente aos avós maternos da noiva, que, para além de terem tido um casamento duradouro, eram como uns segundos pais para si. A mãe da Teresa, que herdou as alianças, decidiu oferecer o ouro e os noivos optaram por derretê-las.
Como se tratava de dois tipos de ouro diferentes, ambos foram misturados para criar as novas alianças, desenhadas para se assemelharem às originais, mantendo a mesma espessura, superior às alianças mais finas que são comuns nos dias de hoje.
Como admiradora do trabalho da Madalena, da Plissê, a Teresa escolheu este atelier para criar o seu vestido de noiva, contando também com o talento da costureira Jesus e da Carolina Cunha – irmã da madrinha e afilhada Vera - "Foi uma equipa incrível. Foram cinco estrelas desde o início."
Devido à distância, grande parte do processo foi virtual, com apenas quatro provas presenciais, mas a colaboração dinâmica e bem alinhada desde início resultou em dois vestidos que fizeram a Teresa sentir-se ela própria ao longo de todo o dia. Para a cerimónia, optou por um desenho que fugia ao convencional e que refletia a sua personalidade.
"Fiquei super feliz com o resultado. Não podia ter assentado melhor."
A Le Haut Beauty tratou da maquilhagem e a Topknot do cabelo.
Acerca do cabelo, a noiva contou-me que no dia da prova não tinha o cabelo devidamente preparado para o efeito, o que teve impacto no seu resultado. Ainda assim, a Inês, da Topknot - que também tratou do cabelo da mãe e das amigas da noiva- tirou imensas notas e, no dia do casamento, o cabelo ficou melhor do que nunca!
Os sapatos eram da Flor de Asoka e os brincos da Missoma - uma marca onde a Teresa trabalhou durante quase três anos e que destaca pela ótima relação preço-qualidade.
O ramo foi feito por uma florista local, a D. Lena.
Vivendo fora, os noivos procuravam um sítio que os ajudasse ao máximo a preparar o grande dia, tendo isto sido um importante factor na decisão do local. Para além disso, tendo a família do Rodrigo uma ligação a Praia D’el Rey, e aliando o gosto dos noivos por praia, surf e golf, acabaram por decidir organizar todo um fim de semana com os amigos em Óbidos: a cerimónia foi no Santuário do Senhor da Pedra e o copo-d'água no Rio do Prado.
Durante a celebração, contaram com o talento da Diana Castro e do Miguel Leitão.
Os DJs do Beco, super divertidos. foram muito bem sucedidos na tarefa de animar o cocktail, que acabou por se estender.
O Rio do Prado ajudou os noivos durante todo o processo de planeamento e, no dia, tratou do catering, do bolo dos noivos e também da decoração, inspirada nos sets que a noiva, que trabalha em moda, foi vendo e absorvendo nos seus trabalhos.
Após um processo criativo conjunto, a India Beirão da Veiga ficou encarregue de todo o estacionário - “Ela é uma ilustradora fantástica!”
A noiva descreveu-me o jantar como um dos mais animados entre os casamentos em que já esteve presente. Para iniciar, a Teresa dividiu o seu ramo e entregou-o a todas as noivas presentes. Os discursos dos pais dos noivos trouxeram palavras bonitas e carregadas de significado. A verdadeira animação começou com a dinâmica dos "capitães de mesa". Cada capitão tinha como missão animar a sua mesa, recorrendo a jogos, bebidas ou qualquer ideia que lhes surgisse, e todos levaram a tarefa a sério. Num dos momentos mais inesperados, um dos capitães pediu para tocarem "La Bamba" ("Yo no soy marinero, soy capitán") e a sala explodiu de energia – convidados em cima das cadeiras, a abanar os guardanapos ao ritmo da música. Foi um jantar cheio de diversão e boas memórias, segundo me confidenciaram.
Depois de jantar, a animação seguiu a cargo do DJ Francisco Aires Pereira e, mais tarde, de dois amigos que decidiram surpreender os noivos com as suas capacidades de DJs, o Gonçalo Maldonado e o Filipe Lopes.
O segundo vestido foi inspirado na icónica Carrie Bradshaw, personagem com quem as amigas da Teresa sempre lhe reconheceram semelhanças. Ao apresentar a referência à equipa da Plissê, estas rapidamente transformaram a ideia em realidade.
As fotografias, analógicas e digitais, ficaram a cargo da Marta, que tem o projeto Noivas com Grão. O vídeo, um presente dos padrinhos e madrinhas, foi feito pela Nádia, da Roda Gigante.
E se esta história é saída de uma comédia romântica, só faz sentido terminar com um ponto de situação de todos os envolvidos! Pelo que vou vendo nas redes sociais e através de amigos em comum, a Vera e o Pedro continuam com o mesmo sorriso contagiante que vimos nas fotografias do seu casamento. Já a Carolina e o Tomás são agora pais de uma menina, vivendo uma nova etapa das suas vidas. Quanto à Teresa e ao Rodrigo, seguem felizes em Londres com o pequeno Benjamin, que consegue melhorar o meu dia sempre que a mamã babada partilha uma story sua.
- The End -
LER OUTRAS HISTÓRIAS: