Do outro lado do atelier
Casamento da Rita e do Manuel em Alpiarça
28.02.2025
28.02.2025
A Rita e o Manuel conheceram-se em 2018, e começaram a namorar três anos mais tarde. Ficaram depois noivos em outubro de 2023 e, passado um ano, casaram.
No dia do casamento, a maquilhagem da Rita ficou a cargo da Raquel Estevens e o penteado do cabeleireiro de sempre, a Backstage Hair Studio - "Não podia recomendar mais qualquer um dos dois."
"O vestido foi feito na Plissê, onde trabalhei durante quatro anos, com a minha amiga e madrinha Inês, sócia da marca. O processo foi muito giro e fácil, porque eu já tinha uma ideia bastante definida do que queria, e confiei a 100% na opinião da Inês, que me conhece tão bem, e que é uma designer tão criativa."
"Claro que nada disto seria possível sem a Jesus, costureira da Plissê que deu forma ao meu vestido de sonho, e sem a Alice, que fez o meu véu e bordou a fita do meu bouquet [feito pela Marta Ferreira], e camisa que usei para me arranjar no dia [com uma frase da música da entrada na cerimónia]. A verdade é que fiquei muito próxima de todas as pessoas do atelier durante o tempo que lá trabalhei, e fazer o vestido rodeada de amigas foi a melhor experiência que poderia ter tido."
Durante a missa e cocktail, a Rita levou um conjunto composto por brincos e uma pregadeira pertencente à cunhada Mafalda, que o tinha herdado da avó do Manuel e que, desde o início do noivado, tinha feito questão de o emprestar para o casamento.
Curiosamente, apenas na última prova a pregadeira foi colocada no decote, que parece ter sido desenhado para o efeito.
A Rita levou uns sapatos da Zara que tinha comprado antes do casamento sem uma finalidade em particular, mas que acabaram por ficar perfeitos com o vestido final.
Para além do anel de noivado oferecido ao noivo pela sua mãe quando partilhou que iria pedir a Rita em casamento, a noiva levou também o anel de curso que pertencia ao pai.
O Manuel levou um fraque da Mister Man e um colete da Labrador e, como acessórios, um relógio que pertencia ao pai da noiva - oferecido por esta uns meses antes - e uns botões de punho com o ferro da Quinta da Lagoalva, onde foi o casamento, oferecidos pela avó paterna que deu um par a cada um dos netos há alguns anos.
Para a entrada da noiva, pediram ao Manuel Mello, padrinho e um dos amigos mais antigo do Manuel, juntamente com o Bernardo Romão, para interpretarem o tema "Só nós dois", do Tom Bernardes. Para o resto da cerimónia, contaram com o Miguel Carmona e a Carolina Leite.
A cerimónia, assim como o copo-d'água, foi na Quinta da Lagoalva, onde o Manuel cresceu e viveu até aos nove anos e onde também já tinham casado a prima e a irmã.
"A quinta tem uma igreja, onde foi a cerimónia religiosa, o cocktail foi no museu de carros de cavalos que inaugurou recentemente, e o jantar na Rota dos Vinhos, que é onde costumam ser feitas as provas dos vinhos."
Para o cocktail, a noiva trocou o véu por um toucado feito pela amiga Caetana, que tem uma marca de acessórios de noiva e convidadas.
A mãe do noivo teve um papel fundamental na organização do dia e a cunhada tratou de todo o estacionário. Quanto à decoração e ao catering, ficaram a cargo da Festa Aluga e da Encontrus, respetivamente.
O bolo dos noivos foi feito pela amiga Margarida, da Contempo Studio - "foi o melhor bolo que já comi na vida! Estou ansiosa para que façamos um ano de casados, e ter o pretexto de lhe pedir um igual, só mais pequeno!"
Os noivos elegeram o DJ Francisco Aires Pereira, recomendado por uma amiga do Porto.
Para o jantar, a noiva trocou para uns brincos emprestados pela tia Migui e, à noite, tirou as mangas do vestido, trocou o toucado por um elástico feito com o tecido do vestido e colocou uns brincos da ourivesaria da família Silva&Mesquita, de onde são também as alianças.
Por já conhecer o seu trabalho de quando trabalhava na Plissê, a Rita fez questão de garantir que seria a Francisca Noronha a registar o seu casamento. Para o vídeo, os noivos escolheram o Rodrigo Vaz, que consideraram incansável, simpático e profissional.
"Queremos destacar o apoio e trabalho incansável da mãe e do pai do Manuel, da minha mãe, da família Campilho e de todas as pessoas da Lagoalva, por nos terem proporcionado e ajudado a organizar este dia especial, e que foi tão reconhecido pelos convidados. Um agradecimento especial à Matilde pela mais bonita Oração aos Fiéis, à Filipa pelo presente do desenho do missal e toda a ajuda e à Mafalda e Gustavo por serem o nosso maior apoio durante o processo."
LER OUTRAS HISTÓRIAS: