A Lenda dos Ovos a Sta. Clara
Casamento da Luisinha e do João em Azeitão
24.10.2024
24.10.2024
"Confesso que achei que o João nunca na vida iria olhar para mim" – contou-me a Luisinha, que conhece o marido há muitos anos. A história deles começou oficialmente no verão de 2017, com uma conversa no Guincho, e desdobrou-se em muitas outras no Malhão, em Vila Nova de Milfontes, ao longo de vários verões.
O penteado foi feito pela Alessandra Bühler e a maquilhagem por uma das melhores amigas da noiva, a Francisca Herédia.
O anel de noivado foi comprado na Ourivesaria Baptista.
A noiva queria um ramo com muitas cores e flores diferentes e a AIDU assim fez.
Não foram necessárias muitas visitas a ateliers para a Luisinha ter a certeza que o seu vestido seria desenhado pela Plissê.
A noiva já tinha muitas ideias em mente, tanto sobre o que gostava como sobre o que queria evitar, e até se inspirou num modelo específico, que acabou por ser totalmente diferente do resultado!
O vestido tinha detalhes de missangas nas mangas, no decote e na lateral.
Para complementar, levou uns brincos de família e uns sapatos Rui Branco.
Com o local do copo-d'água escolhido em Azeitão, os noivos começaram a procurar uma igreja entre Azeitão, Palmela, Sesimbra e Setúbal. Já estava a Luisinha sentada, a tratar de tudo com o padre da Paróquia do Castelo de Sesimbra quando apareceu uma senhora, com alguma urgência, a pedir umas assinaturas ao padre porque tinha uns noivos a casar no dia seguinte. Curiosa, a Luisinha perguntou onde seria o casamento, ao que a senhora respondeu "Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel".
"Lembro-me que foi uma das igrejas que tínhamos para visitar, mas como estava fechada no dia em que fomos fazer as visitas às igrejas acabámos por não ir… No seguimento da conversa, percebi que a senhora ia ao santuário deixar uns papéis e perguntei se podia ir também e fazer uma visita rápida… foi imediato… assim que vi o santuário mesmo em cima do mar, aquelas arcadas e entrei na igreja percebi que era ali que me queria casar…"
A aguarela dos missais foi feita por uma amiga dos noivos, a Leonor Nápoles Ventura.
Os noivos participaram num workshop com o João Pereira de Melo com o objetivo de fazerem as suas prórpias alianças.
Quem esteve atento à meteorologia reparou que o verão deste ano demorou a aparecer. Na semana que antecedeu o casamento, a Luisinha estava constantemente a verificar as previsões, que não eram as mais animadoras. Uma das madrinhas sugeriu a "Lenda dos Ovos a Santa Clara", que diz que, ao entregar ovos às Irmãs Clarissas, não só o casamento será abençoado, como o sol brilhará no dia da celebração.
Seguindo o conselho, na véspera do casamento, a noiva e as madrinhas foram até às Irmãs da Ordem de Santa Clara de Assis entregar os ovos, e estas rezaram pelo dia e pelo casamento. "Posso dizer que de manhã choveu, mas depois parou! A meio da missa, lembro-me de olharmos para trás e ver o sol a brilhar!"
Para animar o cocktail, com vista para as vinhas, contrataram os Sambraza.
Para o catering, contaram com a Chef Patrícia Gomes e, para a decoração, com a preciosa ajuda da AIDU, nomeadamente a Maria Ana Sousa Machado, que também tratou da organização do casamento.
Os noivos atribuíram a cada mesa um sítio de Vila Nova de Milfontes, desenhados pela Beatriz Breysse, uma amiga da noiva.
Antes do corte do bolo, para entrar num registo mais leve, a Luisinha retirou as mangas do vestido, ficando com um vestido cai-cai.
O bolo dos noivos - uma torre de brigadeiros - foi aberto no exterior ao som de "Viva La Vida" dos Coldplay.
A noite foi animada pelo DJ Francisco Maria.
As fotografias foram tiradas pela Francisca Noronha e o vídeo pelo Rodrigo Cabral da Câmara.
Aos noivos que estejam a preparar o seu grande dia, a Luisinha e o João deixam o seguinte conselho:
"Acreditem que vai ser o melhor dia das vossas vidas. Confiem que quem quer que seja a pessoa que está a organizar o vosso casamento (mesmo que sejam vocês próprios) está a fazer o melhor que consegue. Confiem que mesmo que as coisas não corram exatamente como planeado, para além dos noivos nunca repararem, estará sempre alguém preocupado em arranjar uma solução! É um dia que passa a correr, não percam tempo em tentar controlar tudo. Confiem e entreguem!"
LER OUTRAS HISTÓRIAS: