La novia con flecos
Casamento da Maria e do Salvador em Alenquer
06.06.2024
06.06.2024
A Maria e o Salvador conheceram-se com 28 e 31 anos, respetivamente. “A maturidade das nossas idades e a determinação do Salvador fez-nos acreditar que seríamos o amor das nossas vidas, o que tenho mais certezas a cada dia que passa!”
Com o pedido de casamento em dezembro, conseguiram organizar-se para casar em agosto, com a Maria a fazer o exame de especialidade médica no meio do processo, em março. Isto só foi possível, de acordo com o que me contou a noiva, graças à organização do Salvador, o seu excel milagroso e o apoio das madrinhas.
A Raquel Estevens encarregou-se da maquilhagem. "Nunca tinha tido uma maquilhagem que gostasse tanto! "
Do penteado, tratou Célia Silva, que fez um apanhado preparado para se transformar em semi apanhado com o avançar da noite, mas, como me contou a Maria, ficou tão bonito e aguentou-se tão bem, que acabou por permanecer igual até ao fim da festa.
Os brincos compridos são da loja Sofia Ferreira, na Foz do Porto
O vestido da noiva foi desenhado pela Susana Agostinho, que também desenhou o da Maria da história "De Londres para Lisboa".
A Maria adorou a primeira entrevista com a Susana, que lhe fez várias perguntas inesperadas para conhecê-la melhor. Pessoalmente, adoro saber estes detalhes sobre o processo!
A contrastar com o vestido simples e mais clássico, a Susana desenhou uma capa "marcante, versátil e leve" que, depois de várias experiências com materiais diferentes - "penas, quadrados, pedraria, tudo e mais alguma coisa " - culminou num chiffon simples com apliques de franjas a fazer o contorno.
As irmãs da noiva optaram por um vestido laranja da marca portuguesa SK e um vestido amarelo da Claudie Pierlot.
Inicialmente, a Maria optou por umas sandálias Rui Branco em cor verde água. Contudo, com a escolha da capa num tom ligeiramente creme, a um mês do casamento, decidiu procurar antes uns sapatos brancos para não utilizar três cores em simultâneo: branco, creme e verde.
"Depois de correr lojas à procura de uns sapatos brancos com exatamente a altura que tinham os da prova, comprei ao Rui Branco os sapatos brancos que usei nas provas e que tinham sido devolvidos por uma noiva que desistiu de casar!!!"
O ramo, em tons branco, azul e amarelo, foi feito por D. Amélia - Flower Bar.
A cerimónia foi celebrada na Igreja de Nossa Senhora da Salvação, em Arruda dos Vinhos - um ponto entre a casa dos avós da Maria, em Sintra, onde se preparou e o local do espaço para o copo-d'água, em Alenquer.
A Maria entrou pelo braço do seu pai, enquanto a Teresa Brum Pinheiro interpretava a "Avé Maria" de Schubert.
"O Salvador adora música e escolheu um coro lindo, organizado pela Teresa Brum Pinheiro, com o Zé Maria Souto Moura. O meu cunhado também canta em coros de Igreja e solou em dois cânticos, um deles com o Salvador!
O Salvador levou um fraque da marca Cardoso da Saudade, com lojas em Braga e Vila Real.
O copo-d'água foi na Quinta do Valle do Riacho.
Durante os aperitivos, contaram com Los Cubanitos.
O catering foi servido pelo Pateo Velho, acompanhado por vinhos da produção da família da noiva - Tavares de Pina Wines. A decoração ficou a cargo da Quinta do Valle do Riacho, enquanto o estacionário foi tratado pelos próprios noivos, que atribuíram a cada mesa o nome de uma praia.
A Maria estava a par de que o Salvador tocaria algumas músicas com a banda durante o jantar, mas não sabia quais.
Quando os convidados se sentaram à mesa, não só encontraram o tradicional menu, como também um papel com a letra das músicas - uma das quais da autoria do próprio Salvador - e também com indicações preparadas pelo noivo para, todos juntos, surpreenderem a noiva!
Antes de abrirem o baile, a noiva trocou a capa por uma gargantilha Sofia Ferreira e substituiu os brincos compridos por outra versão dos mesmos brincos, mas mais curta, só com uma peça.
O corte do bolo foi em frente à bonita escadaria da Quinta do Valle do Riacho enquanto se ouvia "Sky Full of Stars" dos Coldplay. Mais tarde, a festa seguiu com o João Parente.
As fotografias foram editadas pela Francisca Noronha e capturadas pela Vera Moser e pelo António Noronha. Do vídeo, trataram os Ficus Films.
"O mais importante deste dia é o motivo que nos trouxe aqui. Tudo o resto são pormenores, floreados, adornos que acrescentam pouco à essência deste dia: ter família e amigos reunidos para celebrar o nosso amor e a nossa futura família. É dos dias mais felizes das nossas vidas e o que vem a seguir é ainda melhor!!!"
À Susana e à Maria, o meu agradecimento por não terem medo de arriscar e nos permitirem ver vestidos com tanta personalidade.
Ao Salvador e à Maria, desejo que a vossa determinação e maturidade vos faça acreditar cada vez mais neste amor para a vida.
LER OUTRAS HISTÓRIAS: