La Vie by Pi
Categoria: Live Painting
Instagram: @laviebypi
Site: www.laviebypi.com
Contacto: avidadepiart@gmail.com
Categoria: Live Painting
Instagram: @laviebypi
Site: www.laviebypi.com
Contacto: avidadepiart@gmail.com
MARINA MURAVNIK
No universo dos casamentos e eventos, existe algo especial na forma como Piedade Jardine transforma momentos em arte, como se fazia antigamente, antes dos registos fotográficos. A Piedade captura a "vida a acontecer" de uma maneira única, sendo hoje uma referência no mundo do “live painting” - Live Painting é uma performance artística em tempo real.
Conheci a Pi através do TikTok, no início de 2023, onde os seus vídeos ternurentos a ensinar crianças a expressarem-se através da arte não deixam ninguém indiferente. Passados dois anos, tive agora a oportunidade de falar com a Piedade durante quase duas horas e sinto que fiquei a conhecer muito mais sobre a pessoa que dá vida a este alter ego "La Vie by Pi". A sua história, cheia de autenticidade, reflete-se na arte que cria e na maneira como experiencia cada momento e os imortaliza em aguarela, de forma clássica e elegante - daí destacá-la como uma “Marca da Semana” Chez Godias.
RUI TEIXEIRA
Esta paixão surgiu desde cedo quando a sua mãe, para a entreter, lhe passava uns lápis e um caderno para a mão: “Quando a minha mãe estava num jantar e eu estava à mesa, quando íamos à missa ou qualquer ocasião em que fosse preciso eu estar entretida, sem falar ou a correr de um lado para o outro, a minha mãe dava-me esse caderno e eu punha-me a desenhar! Ao longo do meu crescimento, os desenhos iam mudando, de bonecos da minha cabeça, comecei a desenvolver um olhar para o exterior, a desenhar o que me rodeava.”
Foi na Feira da Golegã, com 17 anos, que vendeu a sua primeira “obra”, quando uma senhora se aproximou de si e a surpreendeu interessada em comprar algo que a artista pensou que seria apenas um registo seu. Essa senhora acabou por passar a palavra às amigas e assim deu início uma carreira ligada à pintura de momentos. O primeiro casamento que pintou aconteceu há quatro anos quando uma amiga a desafiou a desenhar ao vivo para surpreender a noiva.
RUI TEIXEIRA
MINTTEA
WEDDINGS BY MAM
A Piedade especializou-se em pintura ao vivo, um serviço que oferece em casamentos e eventos diversos. O seu trabalho distingue-se pelo registo instantâneo e autêntico, em formato A5 ou maior, muitas vezes apresentado em cadernos tipo concertina. Com um traço que mistura esboços a caneta preta e aguarelas, transforma os pequenos momentos fugazes de um dia único (que passa a correr) em autênticas obras de arte (intemporais) – isto que é, para mim, a delícia e o encanto do live painting num casamento.
Antes de se dedicar exclusivamente à arte, Piedade passou pelas áreas do design e comunicação. Nos últimos anos, dedicou-se à educação, tendo sido professora de 1º Ciclo de artes plásticas. Apesar de ter encontrado alegria em guiar os seus alunos, por uma questão de carga de trabalho e gestão de tempo, afastou-se do ensino e decidiu focar-se na pintura. "Para um artista, não criar é quase como não respirar" - confidenciou-me Pi, mas afirma que a educação faz parte dos seus planos futuros.
Hoje, continua a interagir com crianças nos eventos, onde muitas vezes se tornam os seus pequenos "assistentes", trazendo água para os pincéis ou simplesmente acompanhando espantados o processo criativo.
O seu serviço resume-se em eternizar momentos em arte. Para além dos casamentos, a Piedade também regista atualmente palestras, workshops, festas de anos e faz residências artísticas orgânicas - um conceito muito giro, que a leva a acompanhar e passar uns dias com um grupo de amigos ou famílias para registar o máximo de dinâmicas e momentos, à medida que se vão desenrolando ao longo dos dias – reminiscente dos tempos passados onde os pintores acompanhavam as famílias nobres nas caçadas e outros eventos familiares memoráveis. Eu achei este conceito giríssimo e podem ver um exemplo aqui.
Este ano é particularmente emocionante para a Pi, que se vai casar neste verão. Como tal, decidiu reduzir os compromissos profissionais neste intervalo de tempo, tentando conciliar alguns eventos e demais compromissos nos fins-de-semana que conseguir ter livres. Para os pedidos que não consegue aceitar por indisponibilidade, a Piedade faz questão de recomendar colegas, reforçando o espírito de comunidade que tanto valoriza.
MANUEL BRANDÃO
RICARDO SÃO MARCOS
Se estás à procura de uma forma original, clássica e autêntica de imortalizar o teu casamento, a La Vie by Pi é uma escolha que promete surpreender.